DestaquesPalmeirasSeleção Brasileira

5 promessas do Palmeiras que precisam estar no radar da Seleção Brasileira

Em 2023, o Palmeiras foi o clube brasileiro que mais cedeu jogadores da sua base para a Seleção Brasileira. Detentor atualmente de uma das bases mais fortes do país, o Verdão conta com diversas jovens promessas com potencial para serem destaque não apenas no futebol brasileiro, como a nível mundial.

Vestindo a Camisa 9 do Alviverde, Endrick é atualmente o maior exemplo disso. O jogador não apenas tem ganhado fama e notoriedade mundial por suas atuações pelo Palmeiras, como já foi vendido ao Real Madrid e recentemente foi o quarto mais jovem a ser convocado para a Seleção Brasileira principal. Tudo isso conquistado enquanto ainda tem apenas 17 anos de idade.

Para além de Endrick, outras jovens promessas palmeirenses também tem ganhado notoriedade no Verdão e atraído os olhares não apenas do mercado internacional, como também da Seleção Brasileira. Somente em 2023, 19 atletas da base palmeirense foram convocados para vestir a amarelinha, o que tem sido recorrente nos últimos anos.

Confira abaixo a lista com alguns dos nomes do Palmeiras convocados para a Seleção Brasileira de base:

  • Sub-20: Kaique (goleiro), Michel (zagueiro), Pedro Lima (meio-campista), Luis Guilherme (meio-campista), Endrick (atacante), Giovani (atacante) e Kevin (atacante).
  • Sub-17: Cesar (goleiro), Benedetti (zagueiro), Vitor Reis (zagueiro), Figueiredo (meio-campista), Rafael Coutinho (meio-campista), Estêvão (atacante), Luighi (atacante) e Riquelme Fillipi (atacante).
  • Sub-15: Luiz Fernando (goleiro), Enzo (zagueiro), Juan (atacante) e Lucas Henrique (atacante).

Vale salientar que alguns dos jogadores do Palmeiras que foram convocados na categoria de base, não foram liberados pelo clube por já fazerem parte dos planos do time principal, como ocorreu com Endrick na Seleção Sub-20. Contudo, em alguns desses casos outros jogadores também da base do Verdão acabaram recebendo oportunidades, o que para efeito de registro, inflacionou em parte este número de convocações do clube.

Os 5 jogadores do Palmeiras mais promissores para a Seleção Brasileira

Apesar do número de jogadores do Palmeiras convocados à Seleção Brasileira em 2023 ser impressionante, na prática a presença de atletas do Verdão na base da Amarelinha tem sido recorrente. Desde 2017, o Palmeiras tem cedido à base da Seleção Brasileira pelo menos 10 atletas por ano.

Em 2018, esse número foi ainda maior, 29 atletas ao todo serviram as Seleções de base. Na prática, isso mostra a força de uma das bases mais vitoriosas dos últimos tempos no futebol brasileiro. Pensando nisso, escolhemos alguns nomes que estão ou mesmo que deverão estar no radar da Seleção Brasileira principal nos próximos anos.

Confira a lista com os mais promissores da base palestrina.

1 – Endrick

Em meio a tanta euforia ao redor do nome do jovem atacante Endrick, muitos esquecem que a Cria da Base Alviverde ainda é uma promessa. Aos 17 anos, Endrick vem sendo o grande destaque do Palmeiras nesta reta final do Campeonato Brasileiro e pode ser o principal responsável pela arrancada e possível título Alviverde no Brasileirão.

Com a Seleção Brasileira principal, Endrick ganhou oportunidades para jogar contra Colômbia e Argentina. (Fotos: Staff Images / CBF)
Com a Seleção Brasileira principal, Endrick ganhou oportunidades para jogar contra Colômbia e Argentina. (Fotos: Staff Images / CBF)

As atuações marcantes pelo Verdão, alcançaram também Fernando Diniz. O treinador da Seleção Brasileira convocou o garoto, que chegou a entrar em campo contra a Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026.

Apesar de não ter conseguido evitar as derrotas, Endrick impressionou o treinador e segue não apenas sendo observado, como deverá ser um dos grandes nomes do Brasil muito em breve.

2 – Luis Guilherme

Principal parceiro de Endrick no Palmeiras desde a base, Luis Guilherme subiu praticamente junto com o atacante para o elenco profissional do Verdão. Atualmente lesionado, o meio-campista é um 10 clássico e tem sido figurinha carimbada também na base da Seleção Brasileira.

Luis Guilherme foi Campeão junto com Endrick no torneio Torneio de Montaigu 2022 (Foto: Bruno Pacheco / CBF)
Luis Guilherme foi Campeão junto com Endrick no torneio Torneio de Montaigu 2022 (Foto: Bruno Pacheco / CBF)

Ao lado do Camisa 9 do Verdão, Luis Guilherme foi campeão do Torneio de Montaigu 2022, com a Seleção Sub-17 do Brasil. O meio-campista tem despertado olhares de clubes importantes do futebol mundial e muito em breve deve pintar também na seleção principal do Brasil, até pela carência de nomes com a mesma qualidade no setor em que atua.

3 – Vanderlan

Outro nome da base do Palmeiras que merece destaque é Vanderlan, o lateral-esquerdo subiu há algumas temporadas para o time principal e tem recebido boas avaliações. Muito veloz e ofensivo, o Camisa 6 do Palmeiras foi, ao lado de Luis Guilherme, um dos convocados do Verdão para a série de treinos com a Seleção Olímpica, durante a última Data-FIFA.

Vanderlan foi um dos convocados do Verdão para a série de treinos com a Seleção Brasileira Olímpica. (Imagem de Arquivo pessoal)
Vanderlan foi um dos convocados do Verdão para a série de treinos com a Seleção Brasileira Olímpica. (Imagem de Arquivo pessoal)

Atuando também em uma função onde a Seleção Brasileira tem demonstrado carência de bons nomes, Vanderlan tem tudo para ser um dos nomes na lista para disputar as Olimpíadas e em breve, também deve pintar na Seleção Brasileira principal.

4 – Estêvão

Há quem chame ele de Messinho, apelido que ganhou na base Alviverde, mas a verdade é que Estêvão é um atacante com características únicas e importantes, como imposição física, um forte 1×1, fácil drible, bom finalizador e cobrador em jogadas de bola parada. Recentemente, o atacante ganhou uma oportunidade de ser relacionado no time principal do Palmeiras, na vitória de goleada contra o América-MG, mas não chegou a jogar.

Estêvão é destaque no Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira (Foto: Divulgação / CBF)
Estêvão é destaque no Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira (Foto: Divulgação / CBF)

Algo semelhante também aconteceu com Endrick e outros nomes da base, que costumam ser inseridos aos poucos no time principal do Palmeiras. Se no Verdão a joia da base tem subido degraus importantes, na Seleção Brasileira isso não é diferente.

No mundial Sub-17, Estêvão foi um dos principais jogadores do Brasil e apesar de não ter conseguido avançar mais na competição, viu seu nome ser especulado em diversos clubes europeus, incluindo Barcelona e Real Madrid. Com tanto talento e visibilidade, Estêvão também é um nome promissor da base alviverde e pode em breve estar presente também na Seleção principal do Brasil.

5 – Fabinho

Aos 21 anos, o natalense Fabinho é um dos nomes mais lembrados do meio-campo do Palmeiras. O Camisa 5, ganhou mais espaço em 2023, após a saída de Danilo para o Nottingham Forest.

O natalense Fabinho tem passagens pela  Seleção Brasileira Sub-17  (Foto: Marcos Paulo Rebelo/CBF)
O natalense Fabinho tem passagens pela Seleção Brasileira Sub-17 (Foto: Marcos Paulo Rebelo/CBF)

No Verdão, o volante tem ganhado visibilidade e feito partidas muito seguras. Embora atue em um setor de campo onde a concorrência é muito grande na Seleção Brasileira, Fabinho já jogou no Sub-16 e Sub-17 da base da Amarelinha e pode ser considerado um nome promissor do Verdão também pensando na Seleção Principal do Brasil.

Outros talentos do Palmeiras para a Seleção Brasileira

Esses são alguns dos nomes mais promissores da base do Palmeiras que já estão ou podem pintar em breve na Seleção Brasileira. Vale salientar que para além deles, outros jogadores que passaram pela base do Palmeiras estão atualmente na mira da Seleção.

Nomes como o atacante Gabriel Jesus, do Arsenal; o volante Danilo, do Nottingham Forest; o atacante Gabriel Verón, do Porto; e o zagueiro Vitão, hoje no Internacional, são alguns dos talentos vindos da base Alviverde. O reconhecimento deles ressalta a importância de se investir no futebol brasileiro de base e de como esta pode ser uma saída para devolver a Seleção Brasileira ao posto de maior do mundo.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: hiagoluis@hotmail.com

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo